segunda-feira, 4 de julho de 2011

Superávit Primário: Sacrifício Social.

Recentemente o principal debate no cenário político brasileiro gira em torno da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2012 - LDO. No senado, um projeto de emenda que suprimi o Art. 2º da LDO de autoria do Senador Randolfe Rodrigues(PSOL/AP) e aprovado pela Comissão de Constituição Justiça e Cidadania - CCJ do Senado, que trata sobre o as metas do Superávit Primário, foi bastante contestado pelas mídias burguesas e que apoiam apenas os grandes empresários e banqueiros.
O Superávit é quando as receitas são maiores que as despesas. No caso do Superávit Primário, é a contenção de gastos e aumento da arrecadação, através de aumento na taxa de impostos, para o pagamento da Dívida Pública.
Impondo que 45% do Orçamento da União seja vinculado para o pagamento da dívida e dos serviços da dívida pública.
A Presidente Dilma Rousseff, partilhou de uma política de contenção de divisas, no início do ano, cortando em torno de 50 bilhões de várias aréas, como Educação, Saúde e Habitação.
Só no início desse ano, o setor público arrecadou em Superávit Primário cerca de R$64,8 bilhões, superando a meta anual, que é de 2,9% do PIB.
Segundo alguns economistas a política de Austeridade Fiscal já não faz parte do desenvolvimento econômico brasileiro, e sim de um retrocesso econômico, haja vista que os demais países não aderem uma política tão abusiva de "Austeridade Fiscal" como Superávit Primário.
Ao priorizar o pagamento da dívida, o Brasil tem deixado sistematicamente de gastar em programas e ações governamentais essenciais para o bem-estar de sua população.
Com a política do Superávit Primário, os gastos com Previdência Social, Saúde,Educação, Reforma Agrária e outros gastos sociais são reduzidos.
Com isso, fica muito claro as críticas por esses setores (Banqueiros e Empresários) ao jovem senador pelo Jovem estado do Amapá, Randolfe Rodrigues (PSOL/AP).
Essa política de Superávit Primária não significa Saúde Fiscal, e sim Sacrífio Social.

Um comentário:

  1. Eu não entendo nada de politica, mas o seu texto tá bom. Sabe com é né...rsrsrs

    ResponderExcluir