segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Somos aquilo que queremos ser ou aquilo que pensamos ser?

Ser! Aquilo que não sabemos se somos.
Quantas vezes já paramos para pensar no que fazemos, e o porquê fazemos, se somos ou não somos um ser autêntico. Geralmente as respostas não veem de imidiato, mas logo quando recobramos a faculdade da razão, as vezes nem recobramos, conseguimos perceber que aquele quem fez, nada mais é do que o que pensamos ser, e o que pensamos ser, nem sempre é o que queremos ser. Então, na verdade, o que somos? Ou será que somos? Eis a questão!

Essa é uma pergunta secular, até Hamlet, o príncipe da Dinamarca - segurando a caveira de Yorick fez essa pergunta - na trama de Shakespeare, e tantos outros também já a fizeram, talvez nem inspirados no príncipe, mas mesmo assim a fez e tenho quase certeza de que você já parou para fazer essa mesma pergunta pelo menos uma, ou mais vezes.
Quase sempre todas as coisas que fazemos não somos os verdadeiros autores, mas o que importa é que somos motivados a fazer, e essa motivação quase sempre nos proporciona um estado de conforto, muitos nem sabem que aquilo não é natural do ser que eles são, se é que são algum, mas, os que sabem insistem em continuar fazendo algo que não são, talvez pelo conforto que proporciona, ou talvez não.

Mas dificilmente conseguimos ser 100% nós mesmos, temos que nos contentar em ser o que somos, seja lá o que somos, querer ser ou querer não ser é uma questão muito distante do universo humano, sempre somos condicionados a ser o que não somos, mesmo que inconcientemente, e tentar modificar isso é continuar não sendo nós mesmos.

3 comentários:

  1. "somos o que queremos ser, sonhos que queremos ter"
    (HG) isso resume tudo....rs

    ResponderExcluir
  2. Ao pensar um tempo sobre esse assunto e sobre a questão da liberdade, resolvi que a maior - e pq não a verdadeira- liberdade, é a do pensamento!
    Podemos concordar, discordar, aceitar ou mudar uma idéia mas, indiscutivelmente, somos donos de nossos pensamentos! E o que somos, senão o que pensamos? Somos tudo aquilo a que nos propomos a aceitar ou não!
    Porém, no cotidiano somos submetidos a todo tipo de limitação, a todo tipo de ética: familiar, profissional, social e etc...
    Sortudo é aquele que consegue agir de acordo com o que pensa na maior parte do tempo, pq não há quem faça isso a todo momento. O importante é ter segurança nas suas convicções!
    Mas essa é uma ótima reflexão que eu indicaria a muita gente! :)
    Parabéns pelo retorno, tenho certeza que vem muita coisa boa por aí!

    ResponderExcluir
  3. Aquilo que vc pensa que é, vc não é, mas aquilo que pensa, tu é.

    ResponderExcluir